Câmara Municipal de Piranguinho - MG

10/07/2019
Comenda Maximiana 2018

HOMENAGEM AS MULHERES DE NOSSO MUNICÍPIO QUE VISA DESTACAR A IMPORTÂNCIA DE SE CELEBRAR O MÊS DAS MÃES E DE RECONHECER SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE, RECONHECENDO AS MULHERES QUE, A CADA DIA, CONTRIBUEM PARA O ENGRANDECIMENTO DO MUNICÍPIO.

FORAM HOMENAGEADAS MULHERES QUE, ATRAVÉS DE SEU TRABALHO, POR SEU EXEMPLO DE CORAGEM, POR SUA DEDICAÇÃO OU POR SEU MÉRITO EXTRAORDINÁRIO, EM SEU SEGMENTO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, SEJAM MERECEDORAS DESTA DISTINÇÃO. MAIS QUE UMA HOMENAGEM É UMA FORMA DE AGRADECER A CONTRIBUIÇÃO DA MULHER NA CONQUISTA POR UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA E HUMANA.

A SUGESTÃO DO NOME DA PATRONA DA COMENDA É UMA MANEIRA DE PRESTAR UMA JUSTA HOMENAGEM À MAXIMIANA DA COSTA MANSO, UMA DAS FUNDADORAS DE NOSSA CIDADE.

Os registros contam que Maximiana da Costa Manso, veio para Piranguinho, em 1901 a fim de conter os desentendimentos preconceituosos entre brancos e negros ex-escravos que trabalhavam no engenho de serra e na construção da ferrovia. Maximiana era escrava doméstica na fazenda do Capitão Manoel Pereira Gomes, onde nasceu no ano de 1827.

Foi também uma das babás de Francisco Braz Pereira Gomes e, posteriormente, do seu filho, Wenceslau Braz Pereira Gomes. Com sua liderança, impôs respeito a negros e brancos. Fez construir no alto do espigão um barraco de pau-a-pique para ser a primeira igreja de Piranguinho, dedicada a São Benedito.

Podemos identificar como heroína de nossa cidade Dona Maximiana da Costa Manso, a líder negra, mostrando a presença e a força da mulher, que teve grande importância na formação De nosso Município.

MAXIMIANA FOI MULHER ENÉRGICA, CORAJOSA E PIONEIRA. SEM DÚVIDA FOI UMA MULHER QUE MARCOU ÉPOCA, UMA DAS MAIORES MULHERES DA HISTÓRIA PIRANGUINHENSE.

TEMOS A CERTEZA DE QUE O NOME MAXIMIANA, PERPETUADO NESTA COMENDA, CERTAMENTE CONTRIBUIRÁ PARA QUE PERMANEÇA ACESA A LEMBRANÇA DOS FEITOS DESTA TÃO NOBRE MULHER E HAVERÁ DE PERMITIR A CONTINUIDADE DE AÇÕES TÃO SIGNIFICATIVAS EM NOSSO MUNICÍPIO.

Publicado: 10 de JULHO de 2019
Comenda Maximiana 2018

Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08h15m as 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia